PREFEITURA Ano Novo
Sicredi 1
Copacol

Paraná impõe quarentena de 14 dias na região de Cascavel e outras 6 regiões do estado

Por Amilcar Bueno em 30/06/2020 às 16:33:40

O governador Ratinho Junior anunciou o novo decreto que será publicado pelo governo do Paraná nesta terça-feira (30) que determina uma "quarentena mais restritiva" em setes regiões do Estado, incluindo Curitiba, com números mais críticos da pandemia de covid-19. As regras passam a valer nesta quarta-feira (1º) e tem prazo de 14 dias, mas não incluem o lockdown total.

As regionais do Paraná que terão a quarentena são: Curitiba e Região Metropolitana, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Londrina e Toledo (veja o mapa abaixo), o que abrange outros municípios. As restrições ao setor econômico, especialmente no comércio, visam diminuir o fluxo de pessoas nas ruas e nos ônibus para evitar a proliferação do vírus.

O decreto inclui a suspensão dos serviços não essenciais, o que significa o fechamento de shoppings, comércio, academias, clubes, salões de beleza, entre outros. Os procedimentos cirúrgicos eletivos também estão suspensos para existir controle dos medicamentos sedativos. Todos as atividades, essenciais ou não, estão listadas no decreto do dia 21 de março.

"Nosso decreto pensa de forma regional para resolver problemas agudos. A região está com alto índice de contaminação e temos que "parar" aquela região. Por isso é uma determinação", disse Ratinho Junior.


Segundo o governador, a quarentena é para cuidar dessas regiões para "estancar o problema" da covid e pode ser estendida para outras regiões. Com as medidas, a expectativa é o aumento no índice de isolamento.

"Esperamos que consigamos diminuir a velocidade. Não adianta mentir que a pandemia vai acabar de uma hora para outra. Enquanto não acharmos vacina ou remédio que coloque um freio geral, vamos ter que conviver. Sempre buscando preservar a vida e dando fôlego", completou.

Além disso, Ratinho também anunciou que é o pior dia da pandemia. São 36 mortes, recorde, e 1.536 novos casos incluídos no balanço da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) nas últimas 24 horas. Com isso, o Paraná chega a 23.

Fonte: Paraná Portal

rashid

Comentários

Use e Abuse