Sicredi 1
Copacol Supermercados
ACICAF
Prefeitura
Prefeitura 2

Covid: Paraná confirma começo da vacinação para adolescentes com comorbidades e de todos os jovens de 17 anos

Por Amilcar Bueno em 21/09/2021 às 11:47:46

Anúncio foi feito pelo governador Ratinho Junior nesta terça-feira (21) após reunião entre governo estadual e secretários municipais de saúde. Vacinação para jovens com comorbidade começa na quinta (23). Anúncio foi feito pelo governador do Paraná

Jonathan Campos/AEN

O governador Ratinho Junior confirmou o começo da vacinação contra a Covid-19 para adolescentes com comorbidades no Paraná a partir de quinta-feira (23). Além disso, ignorando a orientação do Ministério da Saúde, o gestor também anunciou que o estado irá imunizar os adolescentes de 17 anos sem comorbidades.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) após uma reunião entre o governo estadual, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

"Houve essa construção com os municípios do Paraná, todas as cidades, de começar a partir de quinta a vacinação dos adolescentes com comorbidades e, automaticamente, vacinando aqueles com comorbidade passa a vacinar o público em geral", disse o governador.

CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias

ACOMPANHE: Média móvel de mortes e casos no estado

VACINAÇÃO NO PARANÁ: Veja perguntas e respostas

MAPA: Veja onde se vacinar em Curitiba, no app Você na RPC

Para o grupo, a aplicação será feita exclusivamente com o imunizante da Pfizer. Como o Ministério da Saúde ainda não enviou lotes específicos para o público, os municípios devem fazer uso das doses remanescentes da reserva técnica.

Reserva técnica, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), corresponde a 5% das doses que chegam em todos os lotes e são separadas, ficando guardadas para suprir necessidades em caso de perdas operacionais de vacina.

No caso dos adolescentes com comorbidades, a campanha será feita em ordem decrescente de idade, começando pelos de 17 anos até chegar aos de 12.

Além dos com comorbidades, o Paraná também irá aplicar as doses para os adolescentes com deficiências permanentes, gestantes ou que tiveram filho há até 45 dias, indígenas e privados de liberdade.

Orientação do Ministério da Saúde

Na reunião desta terça, o governo decidiu que iniciará a imunização de todos os jovens com 17 anos, o que deve acontecer na próxima semana.

Para as demais idades, contudo, a decisão é de que só será dado andamento às faixas etárias inferiores caso o Ministério da Saúde reavalie o posicionamento.

Ainda neste mês, o Ministério da Saúde recuou e orientou a suspensão da vacinação para adolescentes sem comorbidades. Apesar disso, pelo menos 20 estados e o Distrito Federal mantiveram a campanha.

Em nota técnica, a justificativa foi que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a imunização de crianças e adolescentes. A informação contudo não é verdade, uma vez que a orientação da OMS é que a vacina seja aplicada em adolescentes quando a cobertura vacinal estiver alta nos grupos prioritários.

Veja mais notícias do estado em G1 Paraná.
Comunicar erro
rashid

Comentários