Sicredi 1
Prefeitura 2
Prefeitura

Resumo do dia: Paraná, terça-feira, 21 de junho de 2022

Por Amilcar Bueno em 21/06/2022 às 22:50:14

Boa noite! Aqui estão as principais notícias do estado para você terminar o dia bem-informado. Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta terça-feira (21).

Em 1º turno, maioria dos vereadores de Curitiba aprova cassação do mandato de Renato Freitas

Vereador Renato Freitas

Carlos Costa/CMC

Com 25 votos favoráveis, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram, em primeiro turno, a cassação do mandato do vereador Renato Freitas (PT) no final da tarde terça-feira (21).

Com a aprovação, uma nova sessão foi marcada para votação do segundo turno, prevista para ocorrer na quarta (22), a partir das 15h30.

Com totalização de 34 votos, 7 foram contrários e dois parlamentares se abstiveram. Três estavam impedidos de votar: Osias Morais (Republicanos), Pastor Marciano (SD) e Pier Petruzziello (PP). Pelo regimento interno, são impedidos representantes ou representados, ofendidos ou cônjuges e parentes.

Votação aconteceu no final da tarde desta terça-feira (21)

Divulgação/CMC

Justiça marca para 2023 júri popular de médico acusado de matar Renata Muggiati

A Justiça marcou de 6 a 8 de fevereiro de 2023 o júri popular do médico Raphael Suss Marques, réu pela morte da fisiculturista Renata Muggiati.

Renata morreu em setembro de 2015, em Curitiba. Suss é acusado de asfixiar e depois jogar o corpo da atleta pela janela do apartamento onde morava, no 31º andar, no Centro da capital. O g1 tenta contato com a defesa do acusado.

A data do júri foi confirmada pela família nesta terça-feira (21). Em nota, a advogada Maria Francisca Accioly, que representa a família, disse que o sentimento é de alívio com a efetivação da data.

Fisiculturista tinha 31 anos

Arquivo/RPC

Hospital e Conselho de Enfermagem apuram caso de bebê que teria sofrido queimadura durante teste do pezinho

O Hospital do Trabalhador abriu um procedimento para apurar o caso de um recém-nascido que, segunda a família do bebê, sofreu queimaduras ao fazer o teste do pezinho na instituição. A informação divulgada nesta terça-feira (21) pela Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com a pasta, o hospital está levantando informações sobre o que aconteceu e que, em 30 dias, relatório será encaminhado ao setor jurídico da instituição para análise e possíveis desdobramentos do caso.

Também nesta terça-feira, o Conselho Regional de Enfermagem disse que vai apurar o caso. A organização disse que o episódio será julgado, e a profissional envolvida poderá sofrer as penalidades previstas no Código de Ética. A apuração, informou o conselho, é sigilosa.

Conselho de Enfermagem vai apurar caso de bebê com queimaduras, em Curitiba

Geadas e nevoeiros devem marcar inverno no Paraná

O inverno começou às 6h14 desta terça-feira (21), e segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estação será seca e fria, com geadas e nevoeiros no estado.

O cenário climático sugere que o volume de chuva ficará entre próximo e abaixo da normalidade. Temperaturas negativas e geadas amplas podem ocorrer nas regiões: sul, sudoeste, central, Campos Gerais e em alguns pontos do oeste e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Além disso, o Simepar afirma que neste inverno o prognóstico dos modelos climáticos dinâmicos e estatísticos indica a permanência do fenômeno La Niña, de intensidade oscilando entre fraca e moderada, com probabilidade de 50%.

Meteorologista explica previsão do tempo para o inverno no Paraná

Entenda como é feito e quais doenças podem ser detectadas com o teste do pezinho

O exame do pezinho é essencial para a saúde dos bebês, pois com uma pequena amostra de sangue, é possível detectar doenças genéticas e metabólicas, segundo especialistas ouvidos pelo g1.

Conforme os especialistas, o exame é pouco invasivo e pouco doloroso. Em dias frios, o profissional de enfermagem aquece o pé do recém-nascido para garantir uma coleta mais rápida e segura, sendo a massagem a forma mais comum.

"O sangue deve ser coletado do calcanhar do bebê, através de uma punção com lanceta estéril e descartável. Principalmente em dia frios, é importante manter os pés do bebê bem aquecidos, para facilitar a saída do sangue", disse o médico pediatra Washington Luiz Bittencourt.

Maternidades do Amazonas realizam o teste do pezinho.

Foto: Divulgação

Metallica envia presentes para bebê que nasceu durante show da banda: 'Tudo parece um sonho', diz mãe

O bebê que nasceu no meio de um show da banda Metallica em maio deste ano, em Curitiba, recebeu na última sexta-feira (17) uma surpresa mais do que especial: vários presentes enviados pelos integrantes do grupo.

A mãe Joice Figueiró comemorou os recebidos em uma publicação nas redes sociais.

"Do nada chega um pacote aqui em casa, quando eu vi de quem era, quase tive outro infarto, só quem é fã vai entender esse sentimento. Eu não tenho palavras para expressar o que eu sinto por essa banda, pelo carinho deles conosco, tudo parece um sonho, está demorando um pouco pra cair essa ficha ainda", postou ela.

Metallica envia presentes para bebê que nasceu durante show da banda no Paraná

'Ia casar domingo', diz amiga de jovem atropelada com a filha ao tentar atravessar rua

A jovem haitiana de 23 anos, atropelada com a filha de apenas quatro anos, na segunda-feira (20), em Cascavel, iria se casar no próximo domingo (26), de acordo com a amiga dela, Micheline Joseph.

O acidente foi na manhã de segunda-feira. Mãe e filha permanecem internadas no Hospital Universitário (HU), ambas em estado grave.

"Ela dormiu na minha casa, domingo de noite, ela acordou e antes de sair ela conversou comigo, sobre como seria o casamento dela, eu explicando pra ela, porque ela não tinha condições, eu vou ajudar ela, [...] Ela estava feliz e disse 'vou esperar esse dia'. Só deus vai saber quando será o casamento dela," relata Micheline Joseph.

Uma câmera de segurança registrou o momento. Nas imagens é possível ver as duas, de mãos dadas, aguardando para atravessar a rua. Em seguida, um carro que trafegava pela via atinge mãe e filha, prensadas contra outro veículo estacionado no local.

Mãe e filha ficam em estado grave após serem atropeladas em Cascavel

Curtas e rápidas

REAJUSTE: Aneel aprova reajuste nas tarifas de energia elétrica da Copel a partir de sexta (24)

LONDRINA: Moradores relatam sequência de estrondos no Paraná, e especialista descarta abalo sísmico: 'Origem pode ser na atmosfera'

CRIME: Cinco pessoas são presas em operação da PF de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Paraná

CASCAVEL: Apartamento é destruído por incêndio causado durante briga de namorados, diz PM

REGULARIZAÇÃO: Mais de 23% dos veículos estão com IPVA atrasado no Paraná, diz governo; confira como regularizar

VÍDEOS: mais assistidos do g1 PR

Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
Comunicar erro
PREMOLD

Comentários

rashid