Segundo governo, preparação que antecede fase de dragagem deve demorar duas semanas. Tubos de aço serão utilizados para retirar sedimentos do fundo do mar e levá-los à orla
Denis Ferreira Netto
A tubulação de aço que será utilizada para engorda da faixa de areia da praia de Matinhos, no litoral, começou a ser levada ao mar neste domingo (5).
Segundo o Governo do Estado, serão 2,6 km de tubulação no trecho marítimo para realização da dragagem, procedimento que retira sedimentos do fundo do mar e os leva para a areia da praia.
O governo informou, ainda, que os tubos estão sendo colocados no Balneário Flórida e serão transportados, via mar, até a praia de Caiobá, na altura da Avenida Paraná. Neste trecho, serão 100 metros de engorda.
Tubulação começou a ser transportada neste domingo (5)
Denis Ferreira Netto
Após a etapa de instalação dos tubos, que deve durar duas semanas se as condições climáticas colaborarem, será iniciado, efetivamente, o trabalho de dragagem.
A previsão é que a engorda da faixa de areai comece ainda em junho.
Entenda as etapas da engorda da faixa de areia
Etapa por etapa: entenda a obra de engorda da faixa de areia da praia de Matinhos
O governo disse que, por meio do Consórcio Sambaqui, orienta a população para o cuidado ao passar pelo local, tanto na faixa de praia, quanto na área marítima.
As obras
Ao todo, serão feitas 12 interligações que permitirão bombear areia e água da draga até a praia, promovendo aumento da faixa. O governo estima que a dragagem seja finalizada até novembro.
Engorda da faixa de areia de Matinhos fica pronta para a próxima temporada, diz governo
Engorda da faixa de areia da praia de Matinhos: entenda como será a obra
Imagens do projeto mostram como é e como deve ficar a praia de Matinhos
Divulgação/Governo do Paraná
Locais
A previsão do IAT é que, quando houver dragagem no Balneário Flórida, os próximos pontos atendidos sejam o Balneário Flamingo e, por fim, Caiobá.
Como funciona a dragagem
Na dragagem, a linha de recalque é conectada à draga, embarcação que retira areia do fundo do mar
Divulgação/IAT
Segundo o IAT, a dragagem acontece a partir da montagem do duto no qual os tubos serão conectados. O processo é chamado de Linha de Recalque.
Após pronto, o duto é colocado dentro do mar. Na maré cheia, uma das extremidades da Linha de Recalque será içada por um rebocador e levada para o mar, enquanto a outra extremidade permanece na praia. Essa é uma das etapas mais sensíveis e que requer mais atenção, segundo o IAT.
Obras
A obra de Revitalização da Orla de Matinhos será realizada em duas etapas, segundo o governo. O investimento será de R$ 314,9 milhões.
A primeira etapa prevê serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem; e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de árvores nativas.
Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.
O volume total de areia a ser colocado nos 6,3 km de praias de Matinhos será de 2,7 milhões de metros cúbicos, promovendo o aumento da faixa de areia em até 100 metros.
Segunda etapa
Na sequência, a segunda etapa, contempla quase dois quilômetros entre os balneários Flórida e Ettiene. O investimento é de mais R$ 126 milhões para, essencialmente, a construção de um canal e de estruturas de contenção do mar.
Assim como na primeira etapa, a obra inclui a engorda da faixa de areia da praia, instalação de um Guia de Corrente em Saint Ettiene, a revitalização do Rio Matinhos e o paisagismo da orla.
A segunda etapa ainda precisa ser licitada.
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.