Sicredi 1
Prefeitura 2
Prefeitura

Resumo do dia: Paraná, quinta-feira, 12 de maio de 2022

Por Amilcar Bueno em 12/05/2022 às 23:40:01

Boa noite! Aqui estão as principais notícias do estado para você terminar o dia bem-informado. Confira o resumo de algumas das principais reportagens e as mais acessadas pelos leitores do g1 PR, nesta quinta-feira (12).

Professores dão 10 dicas para estudantes se saírem bem nas provas

Com o objetivo de auxiliar estudantes que irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, o g1 listou dez dicas sobre diferentes temas e disciplinas que podem ser abordados na prova.

Quem deu as orientações foram os professores de Curitiba: Flávio Lemos, professor de curso pré vestibular há 21 anos e coordenador do curso Elite; Marcus de Souza, professor de geografia e atualidades; e Candice Almeida, professora de redação e assessora pedagógica de redação no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo.

A avaliação, nas versões impressa e digital, será aplicada em 13 e 20 de novembro. Com as notas da prova, o participante pode garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país.

Veja dicas para a redação do Enem

Ex-prefeito de Campo Magro é morto, diz polícia; suspeito está preso

José Pase, ex-prefeito de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, foi morto nesta quinta-feira (12), segundo informações da Polícia Militar (PM-PR). Um suspeito confessou o crime e está preso, de acordo com o delegado Cassiano Aufiero.

A ocorrência foi registrada pela PM no início da tarde, após o suspeito levar Pase a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Samambaia. Inicialmente, a PM informou que o suspeito disse ter localizado o político dentro de um carro.

À polícia, no entanto, o homem confessou o crime. O delegado Aufiero informou, preliminarmente, que houve um desentendimento entre o suspeito e Pase. Ainda não há informações sobre o nível de envolvimento dos dois.

Corpo de José Pase foi levado a uma UPA por suspeito do crime

Reprodução

Suspeito de assassinar mulher em Maringá grava áudio confessando crime

O suspeito de ter assassinado a companheira do pai dele a facadas, em Maringá, no norte do Paraná, enviou um áudio para um familiar dizendo que tinha matado a mulher "com gosto". Os áudios foram cedidos pelo pai do rapaz à RPC. Ouça no vídeo acima.

O crime aconteceu no fim da madrugada desta quinta-feira (12). Neide Aparecida Baliveira tinha 44 anos e foi morta em casa. Testemunhas disseram que a filha dela, de 10 anos, estava na residência no momento do crime.

Na gravação, o suspeito, de 24 anos, fala sobre uma discussão que houve entre a vítima e a avó dele, a qual ele chama de mãe.

"Ela falou assim: 'morri, morri'. Eu falei: 'morreu o c..., rapaz. Você vai pagar o que você xingou a minha mãe' [...] Matei mesmo, matei com gosto. Matei mesmo. Toma, toma facada para acordar para a vida [sic]", disse.

Enteado confessa ter esfaqueado madrasta em áudio: 'Matei mesmo'

Filhote de onça é resgatado após ser encontrado por morador dentro casa

O filhote de uma onça foi resgatado depois de ser encontrado por um morador de uma casa de Tapira, cidade da região noroeste do Paraná, segundo a Polícia Ambiental. O resgate foi feito durante a noite de quarta-feira (11).

O morador da casa achou o filhote após ouvir um barulho em um cômodo da casa. Ele trancou o animal e chamou a polícia. A residência fica no distrito de Santa Felicidade.

Os policiais foram até o local e fizeram a captura do filhote. A onça é da espécie suçuarana, também conhecida como onça-parda ou puma.

Filhote de onça é encontrado em casa, em Tapira

Brasileiros presos na Tailândia: após condenação de Mary Hellen, defesa de Jordi espera pena igual ou menor em julgamento

Após a defesa Mary Hellen Coelho Silva divulgar a condenação dela a 9 anos e seis meses de prisão por ter sido flagrada com cocaína, na Tailândia, o advogado de um dos outros dois brasileiros presos na mesma situação que a jovem informou que espera pena parecida ou menor para o cliente.

O advogado de Jordi, Petrônio Cardoso, disse que espera que a pena estipulada ao jovem seja de "mesmo patamar para menor" do que a condenação de Mary Hellen, considerando que ele estava sozinho quando foi preso, com quantidade menor de droga, e por ser réu primário. A defesa de Jordi estima que ele deve ser julgado na terça-feira (17).

Mary Hellen, teve a sentença proferida na quarta-feira (11), mas os advogados dela só tomaram conhecimento da decisão na madrugada desta quinta-feira (12), por meio de um e-mail do consulado brasileiro.

Jordi Vilsinski Beffa, de Apucarana, é um dos três brasileiros presos na Tailândia por suspeita de tráfico de drogas

Arquivo pessoal

Enfermeira e paciente brigam em unidade de saúde por causa do uso de máscara, em Nova Londrina

A Polícia Civil está investigando uma briga que aconteceu em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em Nova Londrina, no noroeste do Paraná. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (12).

Segundo a polícia, uma enfermeira e uma paciente começaram a discutir por causa do uso de máscaras no local e, depois, se agrediram. Veja o vídeo acima.

As imagens mostram que a paciente chegou à UBS e pediu por uma máscara para a enfermeira. Entretanto, a servidora explicou que o item não é obrigatório para pacientes, apenas para funcionários, e, por isso, não daria a máscara para ela.

Polícia investiga briga em posto de saúde por causa do uso de máscara

Comunidade se une para procurar vizinha desaparecida na área rural de Foz do Iguaçu

Moradores de uma comunidade rural de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, se mobilizaram nesta semana para encontrar uma vizinha que ficou quase trinta horas perdida na mata.

As buscas aconteceram em uma área equivalente a 14 campos de futebol, um verdadeiro labirinto verde.

Uma plantação de milho foi o abrigo de Maria Natalina. A senhora tem 64 anos e sofre de transtornos mentais. Ela saiu de casa na terça-feira (10) de manhã e desapareceu. A comunidade se uniu e montou uma força tarefa para encontrar a vizinha. O shadow, um dos cães dos bombeiros, localizou Maria Natalina, ao lado de um milharal.

Curtas e rápidas

Ucraniana refugiada em Guarapuava se emociona em visita de embaixadores: "Depois de tudo, as pessoas sorriem pra você"

PF prende suspeitos em operação contra quadrilha especializada em roubar de outros criminosos, no Paraná

Rochas são detonadas para aprofundar canal que dá acesso ao Porto de Paranaguá

Protesto contra o racismo é realizado na Universidade Estadual de Londrina

Museu Oscar Niemeyer realiza 'Uma Noite no MON' em 21 de maio; inscrições estão abertas

Covid: Cascavel vacina crianças de 5 a 11 anos nesta quinta (12) e sexta-feira (13)

Unioeste abre processo seletivo para contratação de 39 servidores temporários

Prefeitura disponibiliza registro online de documentos encontrados na Rodoviária de Ponta Grossa

Prefeitura de Ponta Grossa realiza primeira edição de feira gastronômica na sexta (13)

Vídeo mostra homem chutando gambá, e polícia investiga maus-tratos, em Paranavaí

Cabides são pendurados em frente ao Palácio Iguaçu contra a criação de cargos comissionados no Paraná

VÍDEOS: mais assistidos do g1 PR

Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
Comunicar erro
PREMOLD

Comentários

rashid