Segundo a prefeitura, poderão ser vacinadas crianças e adolescentes nascidos até dezembro de 2011, com exceção dos imunossuprimidos. Nesse dia, não haverá aplicação de imunizante da Pfizer para 1ª dose. Vacina contra a Covid-19, em Curitiba
Pedro Ribas/SMCS
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba fará, na terça-feira (25), a repescagem da vacinação contra a Covid-19 com imunizantes da Coronavac para crianças e adolescentes nascidos até 31 de dezembro de 2011 - com exceção dos imunossuprimidos.
Segundo a prefeitura, também poderão receber a primeira aplicação as crianças e adolescentes que já foram convocados e não puderam comparecer na data.
Nesse dia, não haverá aplicação de imunizante da Pfizer para primeira dose.
Adultos que ainda não receberam a primeira dose também poderão receber a vacina durante a repescagem, segundo a prefeitura.
Após liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde incluiu na sexta-feira (21) a Coronavac na campanha de vacinação contra a Covid para a faixa etária de 6 a 17 anos.
Para a vacinação de terça, a SMS irá utilizar doses remanescentes em estoque que vieram destinadas para a primeira aplicação.
A vacinação das crianças até 11 anos será feita em dez locais específicos para o atendimento desse público, já para os adolescentes com 12 anos completos ou mais a vacinação ocorrerá nos mesmos locais dos adultos.
Os locais de vacinação podem sofrer alterações de acordo com o público estimado para receber vacina a cada dia. Antes de procurar uma unidade, confira as que farão a aplicação no site Imuniza Já.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
ACOMPANHE: Média móvel de mortes e casos no estado
MAPA: Veja onde se vacinar em Curitiba, no app Você na RPC
Orientação
A secretaria orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já. As crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas.
No dia da vacinação, é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável para a assinatura do termo de consentimento.
Também deverá ser apresentado documento de identificação e CPF da criança, documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do responsável pela criança.
As orientações detalhadas e a relação das comorbidades pode ser conferida no manual para vacinação das crianças de 5 a 11 anos em Curitiba.
Crianças acamadas
Conforme a prefeitura, equipes de vacinadores continuam realizando em paralelo a vacinação das crianças acamadas, mediante agendamento.
As crianças acamadas em leitos atendidas pelo SUS Curitibano terão a dose agendada a partir de um contato telefônico das equipes da secretaria.
Já as que são atendidas pela rede privada devem fazer o cadastro, disponível desde o dia 13 de janeiro, via Aplicativo Saúde Já ou pelo site.
Recomendações
A vacina contra a Covid para crianças não deve ser aplicada de forma simultânea com imunizantes para outras doenças. A recomendação é que seja dado um intervalo de 15 dias.
Crianças que testaram positivo para a doença também devem aguardar os intervalos para receber o imunizante, que nesse caso é de 30 dias após a data de início dos sintomas.
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.